Nossa História                                                                                                            Retornar

A Igreja da Gruta é praticamente um cartão postal de Alphaville.  Sede da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, foi construída pela Construtora Albuquerque & Takaoka durante a implantação do primeiro loteamento em 1975. Com teto e parede de pedras, a capela da Gruta acomoda 120 pessoas sentadas para pessoas que buscam um lugar para rezar.

Sem descanso – “Temos atividades aqui das 6h30 até as 22h. É sempre um grupo esperando o outro sair para usar a sala. Temos uma vida ativa mesmo”, conta o pároco Pe. Marcos.

Só na catequese são 14 grupos, cerca de 135 crianças. As aulas para as crianças são realizadas sempre na paróquia , inclusive com grupos de formação para adultos e cursos para noivos.

Pe. Marcos nos diz  que muitas pessoas trabalham ativamente na paróquia. “São muitos. Só de ministros, que ajudam no altar durante as missas, são mais de 50 que se revezam. Hoje, temos 16 catequistas e 8 ministros do batismo”, tenta contabilizar.

Bazares são promovidos pela paróquia , que ajudam na manutenção da obras sociais e na construção da nova igreja.

Tudo distribuído – A paróquia ajuda 12 entidades beneficentes, de Barueri e outros municípios, das mais variadas clientelas, instituições que cuidam desde menores carentes até idosos e doentes. O padre chama a todos, carinhosamente, de “nossos filhos”.

Cada entidade tem necessidades específicas. “Umas precisam de alimentos, outras de remédios, roupas. Prefiro dar sempre o que eles estão precisando, em vez de dinheiro. Por isso, estou sempre pedindo. Tudo que alguém não precisa, eu quero. Tem sempre alguém que pode ser beneficiado”, diz o padre Marcos que, para completar, brinca ao dizer: “O padre está sempre com a mão estendida”.

Muitas pessoas, inclusive, se oferecem para prestar serviços na igreja. “Tem dentistas e médicos, por exemplo, que se oferecem para atender um dia ou dois. Mas não temos espaço. Na nova paróquia isso será possível”.

A nova igreja – As obras já estão em fase de acabamento em terreno próximo ao Mackenzie, avenida Piraiba, 432. A área foi comprada quando o responsável pela paróquia ainda era o padre Ângelo Grando. Um concurso, realizado em 2000, escolheu o projeto arquitetônico assinado por Mário Biselli e Paola Biselli Sauaia. O Centro Paroquial projetado, além da nova igreja, conta com salão de atendimento, sacristia, Capela do Santíssimo, sete salas de aula, espaço para a Pastoral da Saúde, salão de eventos, auditório, residências do pároco e do zelador, e áreas de estacionamento. São instalações distribuídas em três pavimentos (subsolo, térreo e piso supe-rior), totalizando 3.874 m2 de área construída.

Quando o padre Marcos chegou a Alphaville, em fevereiro de 2001, ainda havia muitas prestações do terreno a serem pagas; a última foi quitada em julho de 2002. “Padre Marcos foi o grande incentivador da construção da nova igreja”.

As obras caminham bem e muitas missas e solenidades já lá já estão sendo efetuadas. A comissão de obras preve, que “Até o final das obras ainda vamos gastar algo em torno de dois milhões de reais. Logo que começamos as obras, as promessas eram tantas, que dava a impressão que no dia seguinte a igreja estaria pronta. Não é bem assim. Tivemos uma pessoa que deu uma ajuda realmente muito grande e umas quatro empresas que colaboraram bastante. O que funciona mesmo é o trabalho formiguinha”, nos diz o Pe. Marcos.

Esforço miúdo – Um exemplo de trabalho “formiguinha” é o café da manhã servido todas as sextas-feiras, em frente à Gruta, logo após a missa das 7h30. Os bolos são feitos pelos próprios paroquianos. “Cada semana, uma equipe fica responsável por trazer o bolo e ficar vendendo”, explica a tesoureira do grupo, . A venda é animada e nunca sobra um pedaço sem ser vendido. (Tanto o bolo quanto o café são vendidos a R$ 1,00.)

“Chega-se a vender R$ 500 em um dia. Mas normalmente arrecada-se de R$ 250 a R$ 300 toda sexta”, .

Outra forma de ajudar para a edificação do novo Centro Paroquial é adquirindo um carnê da obra na secretaria, onde também se pode adquirir o cofrinho da campanha.

“Todo mundo pergunta o que vai acontecer com a Gruta, quando a nova igreja ficar pronta. E eu sempre digo que nada vai mudar. Ela vai continuar aberta, vamos continuar rezando missas e fazendo tudo que acontece normalmente”, esclarece o sacerdote. Padre Marcos acredita que a nova igreja será um centro de crescimento para a comunidade de Alphaville e para as comunidades vizinhas também.

Engaje-se

O próximo grande evento a ser realizado pela comunidade da Nossa Senhora de Lourdes será a Festa Junina de 2008 . Muita gente acaba ajudando. É um laço de comunidade”, lembra o padre Marcos.

A mobilização para a próxima festa junina vai acontecer durante o mês de maio inteiro. A paróquia recebe qualquer tipo de doação e, principalmente, espera a participação de novos voluntários, que é sempre bem vinda. Para participar, é só pedir informações pelo telefone 4191-1742.